Ciência

Descoberto novo Exoplaneta em zona habitável

29 de ago de 2016

_90913202_33314942-d55b-440d-8e17-dea0756c7035

Situada a uma distância de 4,2 anos-luz de nós, encontra-se Proxima Centauri, uma estrela anã vermelha de fraco brilho que pode ser observada na constelação deCentauro apenas com excelentes telescópios astronômicos.
Recentemente a pequena estrela ganhou destaque pela descoberta de um planeta em sua órbita que situa em uma ‘zona habitável'(capacidade de suportar vida).

Proxima Centauri comparada a outros corpos celestes

O planeta, batizado de Proxima b ou também Proxima Centauri b, foi observado pelo ESO (European Southern Observatory, em português Observatório Europeu do Sul) que afirma que o mesmo tem condições para possuir água no estado líquido, dado que se situa numa região que o tornaria potencialmente habitável.

Assim como a Terra, cientistas acreditam se tratar de um planeta sólido e rochoso e pelo menos 1,3 massas terrestres, orbitando a uma distância de cerca de 7 milhões de km de sua estrela (valores aproximados). Além disso, exoplaneta demora cerca de 11,2 dias a completar uma volta ao redor da sua estrela Proxima Centauri. Apesar de uma anã vermelha ser muito ativa e emite uma forte radiação por meio de explosões, esse fator não necessariamente elimina a possibilidade de o planeta abrigar vida.

O envio de uma sonda de pesquisa ainda é apenas um exercício de imaginação, devido o estágio de nossa tecnologia atual e os milhares de anos para percorrer os 40 trilhões de quilômetros que nos separam dele. Contudo, esse corpo celeste ainda é um excelente objeto de estudo para ser deixado de lado e com o auxílio de telescópios na Terra e no espaço esse corpo celeste pode render excelentes dados e estudos científicos que comprovem sua capacidade de abrigar vida.

Via Astronomicando

Gustavo Gomes, Capitão

A resistência e ira do Hulk, o senso de justiça e habilidade do Capitão América e a perseverança e estratégia do Batman. Essa combinação explosiva resultou em: Professor, Podcaster, curte Literatura, HQs, Ciência, Música, Games e Cinema.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores. Qualquer manifestação do lado negro da Força será erradicada por nosso conselho.

Siga-nos