Ciência

Sonda Juno realiza seu 1º ‘rasante’ sobre Júpiter

31 de ago de 2016

jupiter_juno


Após quase cinco anos de viagem e há dois meses na órbita de Júpiter (desde julho), a sonda Juno concluiu seu primeiro sobrevoo orbital sobre o gigante gasoso. Esse voo rasante se tornou o momento de maior aproximação da sonda com o planeta (4.200 km acima das nuvens).

Rick Nybakken, gerente de projeto da Juno no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL) em Pasadena, Califórnia, afirmou que:— A telemetria prévia pós-sobrevoo indica que tudo aconteceu como o planejado.

Essa foi a primeira vez que todos os instrumentos da sonda (9 ao total) estavam ligados e direcionados para o gigante gasoso desde que a nave entrou na órbita de Júpiter em 4 de julho. Por uma iniciativa de apelo popular e também de divulgação científica, à bordo da nave encontra-se a JunoCam, câmera de alta resolução em luz, que será responsável por registrar os detalhes da atmosfera e as primeiras visões de perto dos polos Norte e Sul do planeta.

O controle da missãotwittou as novidades:

Ainda há mais 36 passagens que a sonda deve fazer até o fim de sua missão para desvendar os mistérios como o campo magnético de Júpiter é gerado, influência de seu campo gravitacional, a estrutura das nuvens e a quantidade de água em sua atmosfera.

Via Jovem Nerd

Gustavo Gomes, Capitão

A resistência e ira do Hulk, o senso de justiça e habilidade do Capitão América e a perseverança e estratégia do Batman. Essa combinação explosiva resultou em: Professor, Podcaster, curte Literatura, HQs, Ciência, Música, Games e Cinema.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores. Qualquer manifestação do lado negro da Força será erradicada por nosso conselho.

Siga-nos

Parceiros

Tejota Menezes
GeraLinks