Ciência

Detectado estranho sinal vindo do Espaço

1 de set de 2016

1024px-120715_grondstation_nationale_sigint_organisatie_nso_burum_fr_nl

O Sinal detectado há mais de um ano pelo radiotelescópioRATAN-600,operado pela academia de ciências da Rússia, só se tornou público agora. Uma equipe internacional está investigando esse misterioso pico de radiofrequência.

Sinal detectado em maio de 2015 RATAN-600

Sinal detectado em maio de 2015 RATAN-600

De acordo com os cientistas do projeto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence, Busca por Inteligência Extraterrestre em português), essa radiofrequência tem todas as características que os pesquisadores esperam de um sinal emitido por uma fonte inteligente.

Proveniente da direção da HD164595 (uma estrela parecida com nosso Sol) ao redor da qual gira o exoplaneta HD 164595 b ( similar a Netuno), a frequência detectada é um pico de alta energia com 2.5 segundos de duração, no comprimento de onda de 2.1 cm, ou de 11 Ghz! Essa intensidade compreende as frequências de emissão do hidrogênio, que segundo alguns estudiosos é a maneira mais fácil de estabelecer contato com outra civilização, pelo fato de o hidrogênio ser o elemento mais comum no universo.

Caso o sinal seja proveniente de uma antena isotrópica (que irradia em todas as direções) se trataria então de uma potência possível somente para uma civilização muito mais avançada do que a nossa, chamada de Civilização do Tipo II na Escala de Kardashev – método de medição do grau de desenvolvimento tecnológico de uma civilização.

lLxCoWM

A detecção do sinal não é prova de que há vida inteligente lá fora. No entanto, a captação desse sinal por nossos radiotelescópios é tão emblemático que a partir de agora a região de HD164595 passará a ser investigada com muito mais cautela.

Via Apollo 11

Gustavo Gomes, Capitão

A resistência e ira do Hulk, o senso de justiça e habilidade do Capitão América e a perseverança e estratégia do Batman. Essa combinação explosiva resultou em: Professor, Podcaster, curte Literatura, HQs, Ciência, Música, Games e Cinema.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores. Qualquer manifestação do lado negro da Força será erradicada por nosso conselho.

Siga-nos

Parceiros

Tejota Menezes
GeraLinks