Ciência

Encontrados ingredientes necessários à vida em Saturno?

18 de abr de 2017

NASA faz uma incrível revelação sobre a lua Encélado, de Saturno

Na última semana, foi divulgado na revista Science uma importante descoberta da Nasa à respeito de condições favoráveis à vida em Encélado, um dos satélites de Saturno.
Foi identificada na lua congelada de Saturno a existência de fontes hidrotermais no leito do oceano global abaixo de sua crosta congelada. O satélite expele plumas de vapor de água para o espaço, o que confirma a presença de hidrogênio e oxigênio no local.

a61362ed-f049-4382-906b-b1ce82f2efb2_enceladusstripes_cassini647791main_image_2246_946-7

A sonda Cassini, que estuda o planeta desde 2004, identificou durante seu voo rasante na pluma de vapor de água ejetada na região do polo sul de Encélado, que o material provém diretamente do oceano.
A descoberta de hidrogênio na pluma realmente empolga os cientistas, pois o elemento é criado em fontes hidrotermais no leito oceânico de Encélado: na Terra, esses vulcões submarinos fornecem energia química a uma miríade de seres vivos que vivem nas profundezas, sem a necessidade de luz solar. Se realmente existirem nas águas daquela lua distante, micróbios poderiam obter energia combinando o hidrogênio com dióxido de carbono dissolvido na água.

enceladus-jet-geysers

Outras análises ajudaram a determinar que a pluma é composta 98% por vapor d’água, cerca de 1% por hidrogênio e o restante é uma mistura de moléculas como dióxido de carbono, metano e amônia. A descoberta confirma que a lua de Saturno possui os três ingredientes fundamentais para a existência de vida como a conhecemos.
O que vamos presenciar a partir dessa descoberta, é a maior inclinação para pesquisa e exploração desses ‘mundos oceânicos’. Como destacou o diretor da Divisão de Ciência Planetária da agência, Jim Green: “Precisamo sondá-los, porque estão entre os melhores lugares que hoje acreditamos poderem abrigar vida.”

Via Uol

Gustavo Gomes, Capitão

A resistência e ira do Hulk, o senso de justiça e habilidade do Capitão América e a perseverança e estratégia do Batman. Essa combinação explosiva resultou em: Professor, Podcaster, curte Literatura, HQs, Ciência, Música, Games e Cinema.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores. Qualquer manifestação do lado negro da Força será erradicada por nosso conselho.

Siga-nos

Parceiros

Tejota Menezes
GeraLinks