Curiosidades

E se você receber um tipo errado de sangue ?

25 de abr de 2017

sangue-600x291

Por conta de alguma doença grave, acidente, algum agravante que faça com que o corpo necessite de mais sangue, os hospitais sempre precisam de todos os tipos sanguíneos. Mas o que acontece com o seu corpo se ele receber o tipo de sangue errado?

De acordo com o Hemolabor, para você poder doar sangue, é preciso que tenha entre 18 e 67 anos, desde que sua primeira doação tenha sido feita até os 60 anos, pesar acima de 50kg, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, evitar alimentação gordurosa durante as 3 horas anteriores ao momento em que você for doar e ter documento original com foto(pode ser Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Passaporte, etc).

Quando uma pessoa recebe um sangue incompatível, as células de defesa vêem o sangue doado como uma espécie de agente invasor no corpo.

Imediatamente a reação do organismo é lutar como se uma infecção estivesse adentrando o seu corpo. As hemácias começam a ser destruídas e a pessoa começa a sentir febre, dores, frio e ardor onde recebeu a injeção. As complicações se agravam, a urina escurece e você pode ter insuficiência renal aguda.

A situação pode ser revertida, mas só se caso os glóbulos vermelhos não fiquem na corrente sanguínea.

Em casos mais extremos, pode se levar à morte, que foi o que aconteceu com Joaquim Barbosa da Silva, um idoso de 93 anos que passou por uma cirurgia de amputação da perna esquerda(resultado de uma inflamação) no Hospital Geral de Fortaleza(HGF) e recebeu  sangue do tipo “B”.

A família conta que Joaquim tem o tipo sanguíneo “O” positivo e, depois que recebeu o fluido errado, começou a se sentir mal e desmaiou.

Via FatosDesconhecidos

Glauber Bronzato

Analista de Redes e Suporte em TI; Curte Seriados, jogos e qualquer tipo de tecnologia; O Nerd com +4 em Carisma ;)

Os comentários são de responsabilidade de seus autores. Qualquer manifestação do lado negro da Força será erradicada por nosso conselho.

Siga-nos

Parceiros

Tejota Menezes
GeraLinks