Ciência

Voyager 1 aciona seus propulsores após 37 anos!

6 de Dec de 2017

Atualmente rumando em direção ao espaço interestelar, a sonda Voyager 1, que completou 40 anos em 2017, voltou a surpreender. Mesmo a uma distância de 21 bilhões de quilômetros da Terra, os cientistas e engenheiros que fazem parte do projeto conseguiram controlar os quatro propulsores de trajetória da nave, pela primeira vez em 37 anos.

jupiter-voyager_d

A comunicação entre a sonda e a equipe da JPL (Laboratório de Propulsão a Jato) continuam funcionando bem, considerando todos esses anos e a distância percorrida pela sonda. Assim, a equipe enviou os comandos na última semana e demorou 19 horas e 35 minutos para que eles alcançassem a Voyager. Outras 19 horas e 35 minutos foram necessárias para saber se ela respondeu, acionando quatro propulsores perfeitamente.

tour

Como os propulsores primários já se encontram desgastados após várias tarefas como ajustes de trajetória e manter a comunicação com a Terra (direcionando a antena), o acionamento dos propulsores reservas foi motivo de celebração pelos engenheiros, o que garante uma sobrevida à nave de três ou quatros anos após o esgotamento de combustível. O próximo passo é repetir o teste com a sua ‘irmã gêmea’ a Voyager 2.

Gustavo Gomes, Capitão

A resistência e ira do Hulk, o senso de justiça e habilidade do Capitão América e a perseverança e estratégia do Batman. Essa combinação explosiva resultou em: Professor, Podcaster, curte Literatura, HQs, Ciência, Música, Games e Cinema.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores. Qualquer manifestação do lado negro da Força será erradicada por nosso conselho.

Siga-nos

Parceiro

Tejota Menezes