Board & Card Game

Sobreviva à Guerra Fria em ‘Twilight Struggle’

21 de mar de 2018

Por-que-a-Guerra-Fria-tem-esse-nome

Se você curte conflitos históricos, espionagem e sobretudo a Guerra Fria, você precisa conhecer o board game Twilight Struggle, um jogo de estratégia que recria as tensões dos 44 anos da Guerra Fria entre americanos e soviéticos.

Considerado um wargame, a pouca utilização de dados é uma das suas características marcantes. Para isso, grande parte as jogadas de dados são substituídas utilizando um sistema de cartas. As cartas possuem eventos históricos ocorridos ao longo da Guerra Fria. Os mais marcantes ocorrem apenas uma vez no jogo (como a Guerra do Vietnã e a Crise dos Mísseis de Cuba).

TSsamplecards

A forma de utilização das cartas do adversário também cria um clima de tensão e dificuldade. Além disso, elas possuem um sistema de correlação histórica e mecânica incrível. Um evento só poderá ser utilizado se outro evento gatilho já houver ocorrido, Ou então quando novos acontecimentos cessam o efeito de eventos antigos.
As mecânicas são integradas com a história da Guerra Fria. É preciso ter um mínimo de operações militares em cada turno para não perder pontos. Mesmo não havendo confronto direto, a guerra se baseava em dominação, influência e poderio ideológico.

TSMap11

Os líderes de ambas as nações que influenciaram cada momento do conflito estão estampados no contador de turnos.
Há ainda o sistema de alerta (DEFCON) está ali assombrando os jogadores assim como assombrou o mundo. DEFCON é um alerta criado pelas Forças Armadas dos EUA, indo de 5 (sem qualquer preparo específico) até 1 (preparo máximo para uma guerra nuclear). O DEFCON mundial mais baixo fora nível 3 (na Guerra do Yom Kippur) e a nacional fora nível 2 (durante a Crise dos Mísseis de Cuba).

Gustavo Gomes, Capitão

A resistência e ira do Hulk, o senso de justiça e habilidade do Capitão América e a perseverança e estratégia do Batman. Essa combinação explosiva resultou em: Professor, Podcaster, curte Literatura, HQs, Ciência, Música, Games e Cinema.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores. Qualquer manifestação do lado negro da Força será erradicada por nosso conselho.

Siga-nos

Parceiros

Tejota Menezes
GeraLinks