Ciência

NASA lança novo satélite ‘caçador de planetas’

19 de abr de 2018

tess-satelite

Após ter o lançamento adiado pela NASA, o satélite TESS6 conseguiu ser lançado ao espaço ontem (18/04) pelo Falcon 9 (foguete da SpaceX).

O grande objetivo do TESS (Satélite de Pesquisa de Trânsito de Exoplanetas) é substituir o telescópio Kepler e abrir caminho ao telescópio James Webb como o aparelho mais eficaz já construído para caçar exoplanetas.
O satélite é equipado com quatro câmeras que cobrem 85% do céu, e irá no primeiro ano de sua missão mapear os 13 setores do céu ao sul, e no segundo ano, os outros 13 ao norte.

tess-satelite-preparo

O TESS permanecerá à procura de trânsitos astronômicos, que ocorrem quando um planeta passa em frente de uma estrela. A observação desse fenômeno facilita a descoberta de exoplanetas. A sonda Kepler, que terá sua missão encerrada em alguns meses por falta de combustível, descobriu mais de 2.600 exoplanetas usando essa mesma técnica.

É através do estudo da variação do brilho desses astros que os cientistas poderão determinar a massa, densidade e composição atmosférica de planetas fora do sistema solar. Dessa forma, o satélite irá se concentrar na observação de estrelas que estejam a menos de 300 anos-luz de distância e que sejam de 30 a 100 vezes mais brilhantes do que os alvos da Kepler.

tess-satelite-foguete-falcon9

Segundo Paul Hertz, diretor do setor de astrofísica da NASA “com a sonda Kepler, nós aprendemos que há mais planetas do que estrelas no nosso céu, e agora TESS abrirá nosso olhos para a variedade de planetas ao redor das estrelas mais próximas”.

Gustavo Gomes, Capitão

A resistência e ira do Hulk, o senso de justiça e habilidade do Capitão América e a perseverança e estratégia do Batman. Essa combinação explosiva resultou em: Professor, Podcaster, curte Literatura, HQs, Ciência, Música, Games e Cinema.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores. Qualquer manifestação do lado negro da Força será erradicada por nosso conselho.

Siga-nos

Parceiros

Tejota Menezes
GeraLinks