Anunciado Rover que pousará em lua de Marte
A agência espacial japonesa (JAXA- Japan Aerospace Exploration Agency) anunciou o desenvolvimento do primeiro rover a explorar a lua de outro planeta. Trata-se do MMX (Martian Moons eXploration) incumbido de pousar na lua marciana Phobos.
A missão consistirá de um orbitador (que coletará uma amostra de Phobos e devolverá o material à Terra) e do rover que reunirá dados na superfície do satélite marciano por cerca de 100 dias terrestres e permanecerá lá após o término de sua vida operacional.
O objetivo da missão MMX é esclarecer a origem e evolução das luas marcianas. Alguns pesquisadores defendem que as duas luas são asteroides capturados, enquanto outros postulam que são ex-pedaços de Marte explodidos no espaço por impactos poderosos.

Phobos vista da superfície de Marte
A missão está programada para ser lançada em 2024 e chegar ao planeta vermelho no ano seguinte. No final de 2026 ou início de 2027 deverá ocorrer o pouso na superfície de Phobos, um pedaço de rocha com apenas 22 quilômetros de largura, é a maior das duas luas de Marte. Deimos, a menor, tem apenas 13 km de diâmetro O primeiro rover a explorar a lua de outro planeta começou a treinar para pousar, embora o histórico toque final esteja pelo menos seis anos de distância.
A preparação do robô de 25 kg (desenvolvido em conjunto com uma equipe franco- alemã) com testes em laboratório já estão sendo realizada.
“A localização exata da aterrissagem na superfície de Phobos é uma questão de sorte. E estamos usando essas análises para nos preparar para os vários cenários possíveis. Desta forma, como Phobos tem apenas aproximadamente dois milésimos da gravidade da Terra em sua superfície, podemos simular a intensidade do impacto para a estrutura do veículo espacial“.
Os comentários são de responsabilidade de seus autores. Qualquer manifestação do lado negro da Força será erradicada por nosso conselho.