Ciência

Sonda chinesa pousa com sucesso na Lua

3 de dez de 2020

change'e5

Ontem (02/12), a Agência Espacial da China (CNSA) informou que a sonda Chang’e-5, lançada ao espaço no dia 23 de novembro, pousou com sucesso na superfície da lua. Um vídeo com os momentos finais da alunisagem foi divulgado pela agência chinesa:

A sonda foi projetada para coletar poeira e rochas lunares (escavando o solo a uma profundidade de dois metros) e posteriormente enviar ainda neste mês essas amostras à Terra para serem estudadas. O pouso ocorreu na planície vulcânica conhecida como Oceanus Procellarum, ou “Oceano de Tempestades”, no lado da Lua mais próximo da Terra.
A expectativa é que a China se torne o terceiro país, depois dos Estados Unidos e da Rússia, a ter material lunar para estudar. A última missão deste tipo ocorreu em 1976, quando a missão não tripulada Luna 24 foi realizada com sucesso pela antiga União Soviética.

Esse é o terceiro pouso bem-sucedido da China, após o primeiro feito pela sonda Chang’e-3 em 14 de dezembro de 2013 e aquele no lado escuro da Lua, concluído pela sonda Chang’e-4 em 2 de janeiro de 2019.

Gustavo Gomes, Capitão

A resistência e ira do Hulk, o senso de justiça e habilidade do Capitão América e a perseverança e estratégia do Batman. Essa combinação explosiva resultou em: Professor, Podcaster, curte Literatura, HQs, Ciência, Música, Games e Cinema.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores. Qualquer manifestação do lado negro da Força será erradicada por nosso conselho.

Siga-nos

Parceiros

Tejota Menezes
GeraLinks