SN8 da Spacex realiza voo sub-orbital
Após ter seu teste abortado um dia antes, ontem (09/12) o protótipo SN8 da Starship, nave da Spacex conseguiu realizar seu teste de voo sub-orbital de alta altitude.
Certamente o ocorrido ocorreu acima das expectativas de seus projetistas que até temiam por uma explosão durante o lançamento. O voo sub-orbital (12km) serviu para testar 3 objetivos:
• O desempenho dos três novos motores Raptor;
• As capacidades gerais de entrada aerodinâmica do veículo (incluindo os flaps);
• A gestão na transição do combustível.
A parte 1 do voo do SN8 consistia em chegar a uma altitude de 12km com seus três motores ligados. Após o desligamento de seus propulsores, parte 2, nave iniciaria seu retorno ao solo na horizontal, literalmente ‘planando’ com auxílio de seus estabilizadores aerodinâmicos (4:39m). Com a aproximação do solo, parte 3, os motores seriam relegados para que a orientação da espaçonave retornasse à vertical e pousasse utilizando seus propulsores (6:30m). Confira o vídeo abaixo:
Apesar de alguns aparentes problemas técnicos, a nave cumpriu os objetivos propostos no teste, e só veio a falhar na última parte quando não conseguiu desacelerar sua aproximação final com a zona de pouso. No entanto, os dados obtidos pela equipe de solo certamente farão com que os próximos protótipos aprimorem seu funcionamento e desempenho.
A Spacex já tem em estágio de produção dez protótipos dessa nave espacial. O teste do SN8 para a Starship é de fato uma etapa emocionante no desenvolvimento de um sistema de transporte totalmente reutilizável, capaz de transportar tripulação e carga para a órbita da Terra, para missões na Lua, e também para Marte.
Que venha o SN9!
Os comentários são de responsabilidade de seus autores. Qualquer manifestação do lado negro da Força será erradicada por nosso conselho.