Ciência

Água em estado líquido é descoberta em Marte!

25 de jul de 2018

A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou que através de pesquisas realizadas com sua sonda orbital Mars Express, obtive uma evidências de água em estado líquido no polo sul de Marte.

010130180725-reservatorio-subterraneo-agua-marte-3

A bordo da sonda está o MARSIS, um instrumento que envia pulsos de radar que penetram a superfície e as calotas de gelo nos polos do planeta. Posteriormente essas ondas são medidas ao se propagar e refletir de volta para a espaçonave. Os reflexos subsuperficiais, especificamente, fornecem informações sobre o que está abaixo da superfície.

Desde 2012, Roberto Orosei e sua equipe vasculham o polo sul marciano obtendo nada menos do que 29 conjuntos de amostragens de radar. O local mapeado apresentou uma mudança muito acentuada nos sinais refletidos, indicando uma profundidade de 1,5 km abaixo da superfície do gelo e por cerca de 20 quilômetros de diâmetro.

reservatorio-subterraneo-agua-marte-1

A expectativa inicial era de que devido a baixa temperatura não fossem encontrada água em estado líquido. No entanto, estimativas indicam que sais dissolvidos de magnésio, cálcio e sódio – que se sabe estarem presentes em rochas marcianas – podem ser dissolvidos na água para formar uma salmoura, reduzindo o ponto de fusão do líquido.

A existência de lençóis freáticos marcianos é uma possibilidade real, e teremos sem sombras de dúvidas mais notícias em breve sobre a verdadeira dimensão dessa descoberta.

Gustavo Gomes, Capitão

A resistência e ira do Hulk, o senso de justiça e habilidade do Capitão América e a perseverança e estratégia do Batman. Essa combinação explosiva resultou em: Professor, Podcaster, curte Literatura, HQs, Ciência, Música, Games e Cinema.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores. Qualquer manifestação do lado negro da Força será erradicada por nosso conselho.

Siga-nos

Parceiros

Tejota Menezes
GeraLinks